Home » Ganhar Dinheiro Online » Adsense vs Programas de afiliados: Qual a melhor opção?

Adsense vs Programas de afiliados: Qual a melhor opção?

programa de afiliados

O Adsense e os Programas de afiliados constituem os dois métodos mais populares para se rentabilizar um website. Ainda que existam outras alternativas que podem ser utilizadas para monetizar tráfego, é através destes dois métodos que a esmagadora maioria dos espaços virtuais retira os seus lucros. Sendo estas duas alternativas tão populares e vantajosas, frequentemente surge a dúvida sobre qual a mais viável entre as duas. Ainda que não exista uma resposta definitiva para essa pergunta, é importante que analise cuidadosamente as vantagens e desvantagens de cada uma delas, de modo a que consiga determinar qual a mais vantajosa para o seu website, em particular.

Adsense vs Programas de afiliados

A viabilidade de cada um destes métodos irá depender muito consoante as características do seu website. Ainda que o Adsense se possa revelar uma solução de rentabilização extremamente fiável, nem todos os sites conseguem retirar o máximo lucro possível do seu tráfego através da utilização deste programa da Google, pelo que, nesses casos, os programas de afiliados poderão revelar-se como uma alternativa verdadeiramente  satisfatória.

Adsense

Sendo um produto de uma empresa extremamente renomada, o Adsense revela-se como uma alternativa altamente fiável através da qual é possível rentabilizar-se eficazmente diversos tipos de espaços virtuais. Através do Adsense será pago por clique. Ou seja, cada vez que um visitante clica num anúncio disponibilizado pelo Adsense, você receberá um valor que poderá variar significativamente consoante diversos factores, entre eles a temática do seu website.

Ainda que constitua uma excelente opção de rentabilização, o Adsense oferece diversas limitações. Para começar, poderá ser difícil para um website com um número reduzido de visitantes lucrar quantias satisfatórias através da utilização deste método. Para que se revele verdadeiramente lucrativo, o Adsense requer um fluxo muito elevado de visitantes, uma vez que o valor pago por clique tende a revelar-se relativamente baixo.

O Adsense tende a impor alguns limites muito inconvenientes aos utilizadores do seu programa, uma vez que não permite que os seus anúncios sejam divulgados em sites que contenham conteúdo para adultos ou relacionado com jogos de azar. Nestes casos, poderá ver-se obrigado a recorrer a programas de afiliados caso queira rentabilizar o seu conteúdo.

Programas de afiliados

Os programas de afiliados revelam-se particularmente úteis na rentabilização de blogs inseridos em nichos muito específicos. Através desta alternativa poderá exibir anúncios altamente contextualizados, e em muitos casos até ter a liberdade de escolher detalhadamente quais os anúncios que pretende exibir. Ao contrário do que acontece com o Adsense, na maior parte dos programas de afiliados não será pago apenas por clique, havendo a necessidade de que o visitante execute uma determinada acção para que possa receber uma comissão. Essa acção pode consistir na compra de um produto, ou simplesmente no registo num website.

Um programa de afiliados poderá revelar-se muito mais lucrativo do que o Adsense em websites com poucas visitas. Se o seu blog receber, por exemplo, 200 visitas por mês, dificilmente fará mais do que alguns cêntimos com o Adsense. No entanto, com um programa de afiliados, basta que apenas um desses 200 visitantes efectue uma compra para que você possa receber uma comissão bem choruda. Alguns programas de afiliados permitem-lhe, também, que continue a receber com as compras futuras do seu referido, o que, em grande escala, pode revelar-se extremamente lucrativo.

Com os programas de afiliados pode divulgar produtos e serviços de diversas formas. O método mais convencional é através da exibição de anúncios em websites. No entanto poderá, também, efectuar estas divulgações através de landing pages, e em alguns casos até mesmo através de e-mail.

Outra das grandes vantagens dos programas de afiliados é o facto de ser possível encontrar alternativas relacionadas com praticamente todos os nichos. Seja qual for a temática do seu website, não terá grande dificuldade em encontrar produtos e serviços que possam ser promovidos de forma verdadeiramente contextualizada.

Uma das principais desvantagens dos programas de afiliados em relação ao Adsense é o facto de não conseguirem oferecer os mesmos níveis de fiabilidade. Ainda que a oferta seja muita, nem sempre é fiável, sendo que actualmente existe uma grande abundância de plataformas que acabam por nem sempre cumprir aquilo que prometem. Com o Adsense, ainda que os ganhos sejam limitados, poderá contar com um pagamento certo no final de cada mês, desde que tenha acumulado o suficiente para tal. Dito isto, também existem muitas plataformas de afiliados altamente fiáveis com as quais poderá trabalhar sem grandes receios.

About Jaime

Check Also

Ganhar dinheiro na internet

Ganhar dinheiro fácil na internet

Assim que a Internet se tornou acessível para a maioria das pessoas, rapidamente começaram a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.