O Marketing Digital é muito mais importante do que a maioria das pessoas pensa, sendo que em termos práticos significa uma série de acções de comunicação, que as empresas fazem, usando a Internet e outros meios de comunicação, para divulgar e até comercializar os seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a rede de conhecimentos da própria empresa.
Este é um dos ramos de Marketing mais recente, surgindo principalmente com o amadurecimento da Internet e com a constante evolução do uso da mesma por parte da população em geral, nomeadamente na primeira década do séc. XXI, que foi o momento em que o número de utilizadores a nível global cresceu exponencialmente. Nos dias de hoje, a Internet é quase um bem essencial e são poucas as pessoas que conseguem passar um dia inteiro sem entrar na Internet e visitar uma série de websites, portais e serviços.
A Internet veio facilitar o mundo empresarial de uma forma nunca imaginada, pois se antes era necessário alguns meses até a informação chegar aos quatro cantos do mundo, agora com uma boa campanha de marketing digital, está tudo à distância de alguns segundos e alguns cliques. Veio modificar os hábitos do consumidor e até alterar algumas regras de mercado, já que hoje em dia as empresas olham com muito mais atenção para este tipo de marketing do que para o tradicional.
Primeiros passos para uma estratégia de Marketing Digital
Para alcançar o sucesso desejado, as empresas devem ter uma estratégia planeada. Durante muito tempo a presença online baseava-se unicamente num website, contudo hoje isto já não é válido, pois devem complementar essa presença com algo maior, como as redes sociais, uma dos factores mais importante nos dias de hoje, pois é nelas que a maioria dos consumidores centram a sua atenção.
Por outro lado, a publicidade online é essencial, isto é, de nada adianta ter um website e presença nas redes sociais, se as pessoas não conseguirem chegar até si. Ninguém adivinha o seu negócio e a sua empresa, sendo a publicidade essencial para chegar a todo o tipo de públicos. Neste caso pode usar várias opções disponíveis, desde o Google Adwords, passando pelas tão famosas Facebook Ads.
Igualmente importante é o Email Marketing, contudo é essencial que a primeira coisa a analisar é que email marketing não é spam. Quando este é bem feito, desde que não seja invasivo, pode trazer clientes novos através de ofertas e promoções, com material bem escrito, optimizando também uma landing page.
Por último, mas não menos importante, existem outras tácticas igualmente importantes, como os programas de afiliados, SEO, entre outros, que devem ser sempre um suplemento a tudo o que foi referido. Mas mais importante ainda, no Marketing Digital o mais importante é estar em constante aprendizagem, pois o que hoje funciona muito bem, amanhã já foi ultrapassado e vice-versa, assim a melhor estratégia para cada projecto é ter uma nova diariamente, adaptando-se ao público-alvo e ao seu tipo de comportamento.