Segunda-feira , 30 Novembro 2020
Home » Geral » O que é um programa de afiliados ?

O que é um programa de afiliados ?

programa de afiliados

Hoje em dia a criação de websites ou blogs deixou de ser um trabalho para profissionais exclusivamente, já que existem diversas plataformas e ferramentas que funcionam de formas interessantes e muito acessíveis, mesmo para quem não tem os conhecimentos de programação necessários antes. O programa de afiliados tornou-se igualmente uma das melhores estratégias que os administradores de sites têm para começar a rentabilizar esses mesmos projectos online, levando os visitantes a outras páginas e com isso ganhar dinheiro por várias acções que estes podem fazer.

Um programa de afiliados, que também é muitas vezes chamado de programas associados, são uma espécie de parcerias entre os comerciais e os administradores de websites, permitindo que ambos tenham sucesso no seu objectivo. Se por um lado o comerciante espera chegar a mais possíveis clientes e vender o seu produto o máximo que conseguir, o administrador do website espera rentabilizar o máximo de visitas que conseguir, ganhando comissões por cada tipo de acções que os leitores tenham, relativamente às publicidades.

O que é um programa de afiliados?

Um programa de afiliados é um sistema que combinando um comerciante virtual com um website, paga uma comissão sempre que o website encaminhar possíveis clientes para o comerciante. Geralmente, o programa de afiliados disponibiliza vários tipos de materiais promocionais para que os websites possam colocar online, levando a que o interesse por parte dos visitantes aumente exponencialmente.

O programa de afiliados geralmente paga de acordo com o número de pessoas que o afiliado enviar para um determinado website ou então para o número de pessoas que compram algo ou realizam uma outra acção no website. Em termos práticos e simples de perceber, sempre que o website conseguir gerar visitantes para o website do comerciante, está a ser pago, de acordo com as comissões anunciadas anteriormente.

Existem várias formas de encontrar um bom programa de afiliados, sendo que hoje em dia existem já portais que funcionam como centro de afiliados, isto é, em vez de cada comerciante ter o seu próprio sistema, existe um portal que reúne vários anunciados e permite assim que os webmasters encontrem afiliados para várias temáticas.

Como funciona um programa de afiliados?

A lógica por detrás de um programa de afiliados é muito simples de perceber: o afiliado (administrador do website) coloca um produto promocional disponibilizado pelo comerciante e espera indicar visitantes para onde o comerciante deseja, sendo que depois o visitante vai realizar uma compra ou outra acção nesse mesmo website, registando uma comissão da acção na conta do afiliado, como espécie de pagamento pela referência efectuada.

Para o comerciantes, existem várias vantagens associadas a este programa de afiliados, nomeadamente na enorme exposição que a sua marca e produtos vão ter, principalmente se os produtos promocionais forem de qualidade e se as comissões forem interessantes, já que vai haver muitos afiliados a quererem gerar dinheiro com os seus produtos. Por outro lado, é a melhor solução actual a nível de custos/alcance, já que as comissões apenas são pagas após a venda efectiva do produto, garantindo assim que o alcance seja realmente grande, mesmo quando a venda não é realizada, o produto será falado e visto.

Por sua vez, para os afiliados é sempre vantajoso ter um bom programa de afiliados presente no seu website, já que se o website for de qualidade, o conteúdo interessante e o volume de visitas razoável, vai ser muito fácil encaminhar visitantes para o comerciante e conseguir boas vendas, ganhando uma comissão generosa com um esforço mínimo. Os afiliados podem ainda trabalhar com vários parceiros comerciais, gerando ainda mais receitas.

About Pedro A.

Blogger, Marketing de Afiliados Manager

Check Also

Dicas para usar as redes sociais

Dicas para usar as redes sociais

Num momento em que estas plataformas estão presentes no dia a dia da maioria das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.